• Agenda

    setembro 2009
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categoria

  • Arquivo

  • Blog Aécio Neves

Mães e bebês do Centro de Referência de Gestantes Privadas de Liberdade ganham área de convivência inaugurada por Andrea Neves

Andrea Neves durante inauguração do sala de convivência para mães e bebês do Centro de Referência de Gestantes Privadas de LiberdadeO menino Cauã, de 10 meses, adorou brincar com as bolas coloridas.  Já Mateus, de 4 meses, gostou mesmo foi de ficar sobre o tapete emborrachado, enquanto Gemima, 7 meses, se inquietava no colo da mãe para aproveitar o espaço especial para crianças. Essas são algumas das 47 crianças que vivem com suas mães no Centro de Referência de Gestantes Privadas de Liberdade, único do país para mulheres grávidas e com bebês de até um ano.

A presidente do Servas, Andrea Neves, inaugurou ontem no local uma área de convivência para mães e bebês. A área de 72m², construída em parceria com a Construtora UNI, é um espaço lúdico que visa proporcionar o desenvolvimento integral dos bebês, respeitando os laços de afeto entre mãe e filho nos primeiro meses de vida.

“O Governo de Minas rompe paradigmas ao criar o primeiro espaço para que  recuperandas fiquem com seus filhos . Eu me sinto orgulhosa desta alternativa, que celebra o respeito e compromisso com a vida”, disse Andrea Neves.

A interna Andrea  Alves agradeceu presenteando Andrea Neves com um cachecol. A recuperanda Taciana Vaz, 20, discursou em nome das mulheres do centro . “Nós erramos, mas aqui a gente aprende a ser mãe e vê uma luz no fim do túnel. Estamos recebendo carinho, atenção e dedicação de gente que nem conhecemos. Quero agradecer especialmente pelo carinho dado aos nossos filhos”, disse.

Taciana se alegrou com o novo espaço. “Minha filha agora vai se sentir crianças. Quando ela viu o espaço, seus olhos brilharam”, disse.
Além da área de convivência, que tem piso revestido com tapete emborrachado, brinquedos e cercadinhos, o centro recebeu do Servas 40 berços com móbiles e colchões para que mães e filhos possam ficar juntos nos quartos.

Em anexo à área foi construída uma lavanderia, para que as mães possam cuidar da higienização das suas roupas e a de seus filhos.
Mariana Theodossakis, diretora do centro, disse que o novo espaço deu alegria  ao centro. “Agora essas crianças vão poder brincar mesmo”, disse. O subsecretário de Administração Penitenciária, Genilson Zeferino, reforçou que, na unidade, as recuperandas têm a perspectiva de futuro ampliada.

Parceria

A Construtora UNI é parceira do Servas na construção do espaço de convivência. “Foi com emoção que atendemos ao pedido de Andrea Neves para cobrirmos o espaço onde ficaria a máquina de lavar. Mas, quando viemos aqui, nossa vontade de ajudar cresceu , o que ampliou a obra. E queremos continuar ajudando. Parabenizo Andrea Neves  pela preocupação em manter o vínculo de mãe e filho”, disse Liliama Simão de Siqueira, da construtora UNI.

Estiveram presentes na inauguração  a  secretária de Estado de Defesa Social em exercício, Soraia  Ghader , a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, Edna Roriz, do Instituto Edna Roriz, Raul Von Sperling , superintendente regional do Sesi.

Convênios

Também foi  firmado um termo de parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) com o Sesi/Fiemg (Serviço Social da Indústria), por meio do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), para cursos de artesanato de chinelos, bordado, confecção de bijuterias, manicure e pedicure, visando formação para a geração de renda para as mulheres da unidade. As aulas terão início no próximo dia 29.

Com o Instituto Edna Roriz foi  firmado convênio para cursos que capacitarão as mães para a produção de itens de higiene como sabonetes líquidos e desinfetantes; produtos alimentícios como pães e geléias e desidratação de ervas para temperos e chás.

Todo o material necessário será doado pelo instituto e a produção deverá ficar exposta em gôndolas solidárias em supermercados, empresas, secretarias de Estado, escolas e unidades prisionais. Além disso, será oferecida oficina de confecção de enxovais de bebês.

Expansão no Centro de Referência de Gestantes Privadas de Liberdade

Inaugurado em janeiro deste ano, o Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade em Vespasiano, único do Brasil para mulheres grávidas e mães de bebês até um ano, será expandido em breve.

Atualmente, encontram-se na unidade 47 mães e 47 crianças. Serão construídos oito novos alojamentos, ampliando as vagas para 110. As grávidas estão no Complexo Penitenciário Estevão Pinto  enquanto a obra não fica pronta, o que deve acontecer em dois meses.

“A rotina aqui é como se fosse a de uma casa. A gente acorda por volta das 7h, toma o café. Depois, dados os banhos nos nossos filhos e tem a hora da fruta, da papinha. Também damos na faxina nos quartos e no centro todo. Tem ainda a sala de televisão. Podemos assistir até as 22h”, relata Bruna Paula, 22, mãe do menino Mateus, 4 meses.

Inédito no país, o centro na possui grades, tornando o ambiente mais propício à presença de crianças. Em cada quarto ficam oito mulheres com seus filhos. As agentes foram treinadas para atender demandas de pré e pós-parto. Também ajudam nos cuidados com o recém-nascido, como cura do umbigo, amamentação e doenças de menor gravidade.

O acompanhamento das recuperandas e dos bebês é feito por uma equipe multidisplinar, formada por médico clínico geral, pediatra, ginecologista, dentista, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e analista técnico jurídico

4 Respostas

  1. Bom dia
    Sou aluna de arquitetura e urbanismo da UNIMEP no estado de SP e estou desenvolvendo um trabalho de graduação sobre o dentro de referencia a gestante, mas para o desenvolvimento desse trabalho ser completo preciso de algumas informações que nenhum site me oferece, por isso estou entrando em contato com vocês, o assunto envolve segurança e infra estrutura, não sei se vocês podem me ajudar, ou talvez me passar um contato que eu consiga extrair esses dados para o desenvolvimento do meu trabalho. Se vocês acharem necessário que eu passe um pedido da faculdade para vocês eu passo.
    Aguardo resposta
    e espero que possam me ajudar.

    Obrigada

    • Boa noite, Renata, tudo bem?

      Já conseguiu fazer contato com o Centro de Referência aqui em MG?

      Se não ligue no fone (31) 3621 0524 e peça para falar com a Dra. ariana Grega (Diretora do Centro) ou sua assistene Laura. Tenho certeza de que elas te prestaram todas as informações que deseja.
      Abs

  2. eu sou umas das maes que ficou presa nessa epoca ……e agradesso a todos por tudo ,….apesar de nao ser um lugar pra criancas foi possivel eu ter os primeiros contatos com minha primeira filha….meu nome e taciana pereira vaz …fui mae da primeira crianca a nascer ai no centro ….meu telefone e 86367935

  3. doutora mariana ….Deus te abemcoa

Deixe um comentário