• Agenda

    setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categoria

  • Arquivo

  • Blog Aécio Neves

  • Anúncios

Programa Fica Vivo!: núcleo de jovens de Vespasiano assistem apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Casa cheia, público diversificado e entusiasmado. Assim foi a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no domingo (13) no auditório do Instituto de Educação, em Belo Horizonte, na terceira edição de sua série Concertos para a Juventude. Destinados a cativar novos públicos para a música clássica, os Concertos para a Juventude vêm ocupando seu lugar nas manhãs de domingo do público belo-horizontino, relembrando uma prática que já foi comum na vida da cidade. Regidos pelo maestro Fabio Costa, regente assistente da Filarmônica, os Concertos para a Juventude contam sempre com a presença de um jovem solista e têm um preço atraente: cinco reais, com direito a meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos.

Desta vez, a idade do solista chamou muito a atenção. Lucas Barros é um talentoso violoncelista de 13 anos, nascido em uma família de músicos. Ele executou com brilhantismo o Concerto para violoncelo nº 1, do francês Camille Saint-Saëns, em seu primeiro concerto acompanhando uma grande orquestra, com todos os naipes. O repertório da manhã incluiu, ainda, Oberon: Abertura, do alemão Weber, e as suítes de Peer Gynt, do norueguês Edward Grieg. A próxima apresentação dos Concertos para a Juventude será no dia 6 de dezembro, no Instituto de Educação.

Fica Vivo!

Um grupo de oito adolescentes do Núcleo de Vespasiano do Programa Fica Vivo! teve a chance de assistir ao espetáculo. O Programa Controle de Homicídios Fica Vivo! é voltado para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes nas áreas com maior índice de criminalidade do Estado, atendendo atualmente 6.000 jovens em 250 oficinas de esporte, cultura, inclusão produtiva e comunicação. Cerca de 750 jovens, desde agosto de 2005, foram encaminhados para o mercado de trabalho por intermédio das oficinas de inclusão produtiva.

As ações têm como objetivo intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população. Além dos núcleos em Belo Horizonte (Barreiro, Cabana do Pai Tomás, Jardim Felicidade, Morro das Pedras, Pedreira Prado Lopes, Ribeiro de Abreu e Taquaril), atua também na Região Metropolitana (Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano) e no interior do Estado (Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros e Uberlândia).

O Fica Vivo! tem contribuído para a redução do índice de homicídios em seis áreas da capital mineira em que atua, apresentando redução de 50% no número de homicídios no primeiro semestre de 2006 comparativamente ao mesmo período de 2005.

Regente

Um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, Fabio Costa é maestro assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Também pianista e compositor premiado, com uma experiência de mais de 160 concertos sinfônicos e de ópera em uma carreira internacional, Costa já esteve à frente de várias das melhores orquestras brasileiras.

O Solista

Filho de mãe musicista, Lucas Barros descobriu muito cedo seu talento para a música. Passou pelo oboé e violino até chegar ao violoncelo aos 9 anos, quando descobriu sua verdadeira identidade como músico instrumentista. Iniciou seus estudos de violoncelo com Antônio Viola (primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor na UEMG) e desde 2006 estuda com Michelle Pimentel (violoncelista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Fábio Presgrave (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), seu grande mentor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: