• Agenda

    setembro 2009
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categoria

  • Arquivo

  • Blog Aécio Neves

Programa Fica Vivo!: núcleo de jovens de Vespasiano assistem apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Casa cheia, público diversificado e entusiasmado. Assim foi a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no domingo (13) no auditório do Instituto de Educação, em Belo Horizonte, na terceira edição de sua série Concertos para a Juventude. Destinados a cativar novos públicos para a música clássica, os Concertos para a Juventude vêm ocupando seu lugar nas manhãs de domingo do público belo-horizontino, relembrando uma prática que já foi comum na vida da cidade. Regidos pelo maestro Fabio Costa, regente assistente da Filarmônica, os Concertos para a Juventude contam sempre com a presença de um jovem solista e têm um preço atraente: cinco reais, com direito a meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos.

Desta vez, a idade do solista chamou muito a atenção. Lucas Barros é um talentoso violoncelista de 13 anos, nascido em uma família de músicos. Ele executou com brilhantismo o Concerto para violoncelo nº 1, do francês Camille Saint-Saëns, em seu primeiro concerto acompanhando uma grande orquestra, com todos os naipes. O repertório da manhã incluiu, ainda, Oberon: Abertura, do alemão Weber, e as suítes de Peer Gynt, do norueguês Edward Grieg. A próxima apresentação dos Concertos para a Juventude será no dia 6 de dezembro, no Instituto de Educação.

Fica Vivo!

Um grupo de oito adolescentes do Núcleo de Vespasiano do Programa Fica Vivo! teve a chance de assistir ao espetáculo. O Programa Controle de Homicídios Fica Vivo! é voltado para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes nas áreas com maior índice de criminalidade do Estado, atendendo atualmente 6.000 jovens em 250 oficinas de esporte, cultura, inclusão produtiva e comunicação. Cerca de 750 jovens, desde agosto de 2005, foram encaminhados para o mercado de trabalho por intermédio das oficinas de inclusão produtiva.

As ações têm como objetivo intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população. Além dos núcleos em Belo Horizonte (Barreiro, Cabana do Pai Tomás, Jardim Felicidade, Morro das Pedras, Pedreira Prado Lopes, Ribeiro de Abreu e Taquaril), atua também na Região Metropolitana (Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano) e no interior do Estado (Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros e Uberlândia).

O Fica Vivo! tem contribuído para a redução do índice de homicídios em seis áreas da capital mineira em que atua, apresentando redução de 50% no número de homicídios no primeiro semestre de 2006 comparativamente ao mesmo período de 2005.

Regente

Um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, Fabio Costa é maestro assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Também pianista e compositor premiado, com uma experiência de mais de 160 concertos sinfônicos e de ópera em uma carreira internacional, Costa já esteve à frente de várias das melhores orquestras brasileiras.

O Solista

Filho de mãe musicista, Lucas Barros descobriu muito cedo seu talento para a música. Passou pelo oboé e violino até chegar ao violoncelo aos 9 anos, quando descobriu sua verdadeira identidade como músico instrumentista. Iniciou seus estudos de violoncelo com Antônio Viola (primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor na UEMG) e desde 2006 estuda com Michelle Pimentel (violoncelista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Fábio Presgrave (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), seu grande mentor.

Deixe um comentário